Sou pura emoção, sei que me falta racionalidade, porém, acredito estar fazendo a coisa certa!
Afinal, até na mais autêntica razão, podemos dosar um "tantinho" de amor...Não é mesmo?!
-Rosangela Garo-






sábado, 3 de abril de 2010

Paralisia cerebral e inclusão escolar

Hoje quero falar um pouco sobre Paralisia Cerebral - conjunto de lesões permanentes no cérebro que ocorrem no período pré-natal, peri-natal ou pós natal, ou seja, antes, durante ou após o nascimento. Pode ocorrer também alterações mentais, visuais, auditivas, de linguagem e/ou comportamento com movimentos ativos intermitentes. As lesões cerebrais variam conforme a área afetada, o tempo de lesão e intensidade da mesma, porém neste tipo de encefalopatia a lesão não é progressiva.


O contato que estou tendo diariamente, além de me enriquecer, me faz pensar em quem ganha mais com a inclusão escolar dessas crianças, que admito, tem suas limitações, porém o que elas nos ensinam, não aprenderíamos em lugar nenhum.
Claro que vou me limitar a não expor ninguém, mas quero deixar registrado que para mim está sendo uma experiência incrível.
Uma troca constante, e eu percebo que o saldo é bastante positivo para os dois lados.
Quando iniciei, tinha muitas dúvidas, até mesmo porque, não conhecia a patologia e o "novo" me deixava receosa em relação a tudo.
Hoje vejo o quanto fui feliz em aceitar, é um mundo diferente, nele temos demonstrações de gratidão, afeto e admiração que nos ajudam a crescer como pessoa e profissionalmente.
Me sinto mais preparada para lidar com as diferenças e entendê-las.
Me sinto mais humanizada.
Me sinto mais gente.

E quero aqui deixar um apelo a todos que algum dia pensaram que não seria possível a interação dessas crianças. Pode...pode sim e garanto a vocês que fácil não é, mas a gratificação é enorme!!!!

Um grande abraço e até mais.....
Boa tarde!!!!

As coisas por aqui vão meio devagar, talvez falte divulgação, mas estou tão atarefada esses dias que quase não tenho tido tempo para isso. Prometo que em breve, haverá mais matérias e consequentemente um maior número de seguidores...Conto com a colaboração de todos!!! Obrigada.