Sou pura emoção, sei que me falta racionalidade, porém, acredito estar fazendo a coisa certa!
Afinal, até na mais autêntica razão, podemos dosar um "tantinho" de amor...Não é mesmo?!
-Rosangela Garo-






segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ESTIMULANTE PEDAGÓGICO





ESTIMULANTE PEDAGÓGICO
LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR


COMPOSIÇÃO:

Os comprimidos contém todas as virtudes que formam o Estimulante Pedagógico: amor, humildade, criatividade, sinceridade, alegria, inspiração, energia, visão, garra, paixão, persistência, dedicação e integração e estudo.


INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

Por todas as experiências pelas quais passamos e por tudo o que temos estudado e comprovado, não há dúvida de que o Estimulante Pedagógico é o remédio ideal para qualquer tipo de crise.
Para que o tratamento atinja seus objetivos é indispensável dedicação total de corpo e espírito para quem quer curar a causa e não o sintoma da doença.
Destina-se a quem está disposto a sofrer uma transformação íntima e jamais se arrepender disso.


INDICAÇÕES:

Ao paciente, que demonstrar de imediato apatia, desinteresse, pessimismo, falta de motivação, baixa de auto-estima, descontrole emocional, recomendado especialmente para pessoas que desistiram de sonhar ou para as que desistiram de si próprias.


CONTRA-INDICAÇÕES:

Nem a mais avançada ciência é capaz de apontar uma contra-indicação para o amor, a positividade e a energia.


PRECAUÇÕES:

Mantenha este medicamento ao alcance de todas as pessoas para que possam ser contagiadas.
Mantenha também ao alcance de todas as crianças. Não há prazo de validade, pode ser utilizado por toda a vida e sem o conhecimento de seu médico.


POSOLOGIA E MODO DE USAR:
Adultos - 1 drágea por dia ao acordar ou se preferir tomar todas as drágeas em dose única.
O resultado será surpreendente.
Crianças - o tratamento deverá ser iniciado com muito amor. Tomando uma dose por dia com muito sorriso e muito carinho, Estímulo constante ao seus sonhos e criatividade também fazem parte do tratamento.


Publicado pela Jacki do blog Pedagogia (que por sinal é muito bom).

domingo, 20 de novembro de 2011

GAIOLAS OU ASAS - O que você prefere?




“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas"

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
(Rubem Alves)





Era uma vez um menininho bastante pequeno,
Que contrastava com a escola bastante grande.
Uma manhã, a professora disse: Hoje nós iremos fazer um desenho. "Que bom!"- pensou o menininho. Ele gostava de desenhar leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos.
Pegou a sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
A professora então disse: Esperem, ainda não é hora de começar!
Ela esperou até que todos estivessem prontos.
Agora, disse a professora, nós iremos desenhar flores.
E o menininho começou a desenhar bonitas flores.
Com seus lápis rosa, laranja e azul. A professora disse: Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. Assim, disse a professora, agora vocês podem começar.
O menininho olhou para a flor da professora E depois olhou para sua flor.
Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso.
Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora.
Era vermelha com caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre,a professora disse:
Hoje iremos fazer alguma coisa com o barro.
"Que bom"!!!, pensou o menininho.
Ele gostava de trabalhar com barro.
Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes,camundongos, carros e caminhões.
Começou a juntar e amassar a sua bola de barro.
Então, a professora disse:
Esperem, não é hora de começar!
Ela esperou até que todos estivessem prontos.
Agora, disse ela, nós iremos fazer um prato.
Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse: - Esperem! Vou mostrar como se faz.
Assim, agora vocês podem começar.
E o prato era um prato fundo.
O menininho olhou para o prato da professora e depois par a seu próprio prato.
Gostou mais do seu, mas não poderia dizer isso.
Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e fazer as coisas...
Exatamente como a professora.
E muito cedo ele não fazia coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menininho teve que mudar de escola.
Era uma escola ainda maior que a primeira.
Um dia a professora disse: Hoje vamos fazer um desenho.
"Que bom!"- pensou o menininho, esperando que a professora dissesse o que fazer.
Ela não disse, apenas andava pela sala. Então veio até o menininho e disse: Você não quer desenhar? Sim, e o que nós vamos fazer? Eu não sei até que você o faça. Como eu posso fazê-lo? Da maneira que você gostar! E de que cor?
Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o que cada um gosta de desenhar?
Eu não sei...
Então o menininho começou a desenhar uma flor vermelha com caule verde...

(Capítulo 5 do livro “A descoberta da criança” – Mary Sue Pereira – Editora Wak – Rio de Janeiro – 2002)


Minha opinião:
Hoje resolvi entrar num assunto que muito me incomoda...
O ato de educar tem que ter muita atenção por parte de todos, e não me refiro apenas à educação nas escolas.
Muitas vezes estamos tão acostumados com a forma de executar o que quer que seja, que não permitimos qualquer alteração.
O texto nos revela, o quanto "os moldes" são pragmáticos e inibidores de criatividade, imaginação, sonho e fantasia.
O professor que apenas dita regras, não é portador de uma Pedagogia construtiva, ele apenas serve como líder e nada mais.
Na minha opinião, as crianças tem um poder tão grande de criação, que basta apenas que lhe mostremos a direção, o resto virá como consequência.
Já presenciei inúmeros acontecimentos de professores "ditadores", não interpretem como crítica, e se for visto desta forma, sinto muito, porém o que não podemos mais observar, são alunos sendo tolhidos de todas as formas.
Não distante, muitas vezes essas amarras acontecem em casa, falta de tempo, stress, afazeres diários, servem como justificativa para que se deixe a criança durante horas em frente à televisão, computador, vídeo-game....E por aí vai...
É mais cômodo, mais prático e inevitavelmente mais DESANIMADOR.
Para que possamos ter alunos preparados para a sociedade voraz que vivemos, a união tem que acontecer - FAMÍLIA - ESCOLA - SOCIEDADE.
Ter um olhar novo diante de acontecimentos iguais.
Porque unidos, vai ser muito melhor!

Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos!

Abraços e o meu desejo que tenham uma semana sem amarras...
Pedagoga Rosangela

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MUDANÇA





Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama... Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda !
Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não
vale a pena!

***Texto de Clarice Lispector

Nota da Rô: Crio raízes...E esse texto nos revela quanto é importante....MUDAR!
Todos os dias, as mesmas coisas, metódico, regrado, cada "coisa" em seu lugar.
Temos que sair da zona de conforto e arriscar...
Sem medo, sem culpa!
Viver!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MEME - Sessão Nostalgia

Fui indicada pelo amigo Jorge do blog: http://jandeoliveira28.blogspot.com
Confesso, fiquei muito feliz!
Escolhi músicas dos anos 80, que foi uma época incrível da minha vida...
Espero que gostem!
No final, estão os amigos escolhidos para dar continuidade ao MEME...
Vamos lá...

Neneh Cherry - 7 seconds


simple minds - don't you (forget about me)


Erasure - A Little Respect


Morrisey - Suedehead


Soft Cell - Tainted love


B-52's - Private Idaho


When in Rome - The Promise


New Order - Blue Monday


A-Ha - Take on me


Madonna - Like a Prayer


Para finalizar, convido estes amigos para darem sequência ao MEME:
Sandra Gomes
Jean Paulo Godoy
Gato Vadio
Sissym
Aurélio Cesar Stupp
William Júnior
Loubah Sofia E Rzorpa
Cecilia
Adriana Helena
Edson Reis

FOLCLORE BRASILEIRO

Folclore pode ser definido como “cultura de um povo” , ou seja, o conjunto das tradições e superstições, que são transmitidos de geração em geração.
No dia 22 de Agosto é comemorado, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
Palavra de origem inglesa. O termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
Posso citar: lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.


Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Em 2005, foi criado o Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Esta data, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.



Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.



Mula-sem-cabeça


Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.



Iara ou Mãe d’água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.



Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".



Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.



Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.



Negrinho do Pastoreio

De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo. colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta a lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.


E tem muito mais por aí, nosso Folclore é riquíssimo...
Espero que tenham gostado!
Até mais...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SEM MANDAMENTOS




Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos
De rostos serenos, de palavras soltas
Eu quero a rua toda parecendo louca
Com gente gritando e se abraçando ao sol
Hoje eu quero ver a bola da criança livre
Quero ver os sonhos todos nas janelas
Quero ver vocês andando por aí
Hoje eu vou pedir desculpas pelo que eu não disse
Eu até desculpo o que você falou
Eu quero ver meu coração no seu sorriso
E no olho da tarde a primeira luz
Hoje eu quero que os boêmios gritem bem mais alto
Eu quero um carnaval no engarrafamento
E que dez mil estrelas vão riscando o céu
Buscando a sua casa no amanhecer
Hoje eu vou fazer barulho pela madrugada
Rasgar a noite escura como um lampião
Eu vou fazer seresta na sua calçada
Eu vou fazer misérias no seu coração
Hoje eu quero que os poetas dancem pela rua
Pra escrever a música sem pretensão
Eu quero que as buzinas toquem flauta-doce
E que triunfe a força da imaginação
(Oswaldo Montenegro)

Nota da Rô
: O que falar...dispensa comentários! Apenas curtam...
Abraços francos!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"AMAR MAIS"

Hoje ao despertar, estava diferente, uma sensação estranha que não consegui distinguir o que era...
Saí da cama, fiz minhas atividades normalmente, e a sensação continuava lá.
Pensei, deve ser besteira - deixa pra lá!
Mas o dia foi passando e percebi que "ela" não ia embora, e pior, estava aumentando.
Ia num crescente, incomodando e eu alí, inerte, sem saber o que fazer.
Foi aí que senti uma enorme necessidade de desvendar o que era...
Sentei, respirei fundo, refleti bastante e percebi...Preciso amar mais!
Parece loucura?! Exagero?!
Não. É só necessidade mesmo!
Amar mais minha família, amar mais meus amigos, amar mais os animais, amar mais as crianças, amar mais os idosos, amar mais a natureza, amar mais o planeta e primordialmente amar mais a mim mesma.
Na vida, somos constantemente tomados por alguma insatisfação, queremos demais, valorizamos de menos o que temos!
Quero, a partir de hoje ser um pouquinho melhor!Sem parecer clichê...
Espero que as pessoas sintam e compartilhem esse mesmo sentimento.
Do amor desinteressado, do amor fraternal, esse que todos temos e que muitas vezes, fica escondidinho, necessitando apenas de um "empurrão" para aparecer.
Amem...amem muito!

Vale a pena...sempre vale a pena!

por: Rosangela Garo

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Elaborar atividades para a Educação Infantil não é tarefa fácil, temos que pensar primeiramente na assimilação por parte dos pequenos, atividades simples de serem explicadas, facilita bastante.
Ter como critério criador a motricidade de cada um, para que eles executem sem maiores dificuldades, para que seja divertido, lúdico, tomando cuidado para não desgastá-los demais, cada qual com seus limites.
O olhar atento em toda atividade é fundamental, pois é nessa hora que podemos identificar algum problema que possa surgir.
Eu gosto de interagir sempre com os alunos, eles adoram, explicar os movimentos na prática ajuda muito na compreensão.
Vou postar algumas brincadeiras bem interessantes, podem ser utilizadas em casa ou na escola...

Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.


Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.


Atividades que desenvolvem a psicomotricidade infantil

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.


De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.


Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.


Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.


Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.


Que som é esse?: Com faixas de TNT preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.


Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.


Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.



Fonte Pesquisada: Equipe Brasil Escola - Jussara de Barros

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AS "PALAVRAS MÁGICAS" PARTEM DO CORAÇÃO

Na seção de cartas ao editor de um jornal local, uma missivista apresentou uma queixa comum: várias crianças esqueceram-se de dizer "obrigado" pelas lembranças de Halloween (1) que ela deu. Ela ainda sugeria que as palavras são por si mesmas a forma mais importante de respeito e que se fosse preciso os pais deveriam arrancá-las à força dos filhos.


É natural magoar-se quando fazem pouco caso de nossa gentileza. Mas talvez devêssemos olhar mais longe, principalmente quando se trata de crianças.

A meu ver, há duas razões totalmente diferentes para uma criança dizer "obrigado". Uma criança nos agradece porque apreciou autenticamente a nossa gentileza e já ouviu muitas expressões de gratidão em sua própria família (principalmente gratidão dirigida a ela).

Outra criança diz "obrigado" mas está simplesmente articulando palavras vazias, por medo do castigo. Uma atitude baseada no medo, sem a compreensão do sentido por trás do ritual, pouco vale. Essa atitude não só é desprovida de sentido como inútil, pois não atinge o objetivo desejado.

Com ameaças de castigo podemos forçar uma criança a dizer "obrigado", mas não podemos impor a gentileza autêntica que desejamos. A verdadeira delicadeza se desenvolve em uma criança tratada com bondade. Ela não pode ser imposta ao seu coração, arrancando as palavras de sua boca. Além disso, onde está o prazer de se ouvir "as palavras mágicas" pronunciadas com submissão por uma criança amedrontada? Qualquer palavra perde sua magia se não partir do coração.

O educador John Holt descreve o caso de um obrigado "verdadeiro" que ele recebeu espontaneamente de um pequeno amigo como "um presentinho amável em palavras, cheio de alegria, afeição e gratidão". Ele prossegue dizendo: "Até onde eu me lembre, essa foi a primeira vez que ele disse 'obrigado' para mim. Nunca essa pequena pessoa foi instruída a dizer 'obrigado'. Então, por quê ele disse isso para mim, sem ninguém mandar? Como aprendeu isso? Nós adultos sempre dissemos obrigado a ele, e ele nos ouve dizendo isso uns aos outros. Observando atentamente ele entendeu que quando as pessoas fazem algo de bom umas às outras isso é um presentinho de amor, e aquele que recebe dá um presentinho em troca. Ela quis fazer o mesmo que nós. Com o tempo, torna-se tão natural como a respiração".

Holt continua: "Que diferença com outro tipo de situação que presenciei mais vezes do que gostaria de lembrar: uma criança contempla um presente, absorta em seu prazer, encanto e curiosidade, quando uma voz adulta diz, em geral em tom de repreensão ou irritado: "Como se diz?" A criança é arrancada de seu mundo de admiração e prazer e imediatamente levada a sentir vergonha e culpa. Ela ouve aquilo que entende muito bem como um ameaça - se não disser "obrigado" algo mau irá acontecer. Assim, estragado o prazer, talvez até odiando o presente que a colocou nessa situação desagradável, ela diz um relutante e sombrio "obrigado".

No dia das bruxas as crianças também se esforçam, escolhendo cuidadosamente sua nova identidade e fantasiando-se, depois andando uma hora ou mais. Quantos de nós lembramos de dizer "obrigado por me mostrar sua fantasia" ? Mais do que uma questão de justiça, isso também é proveitoso porque a gentileza autêntica se desenvolve por imitação. As crianças aprendem a tratar os outros com delicadeza observando os adultos a sua volta fazerem gentilezas e recebendo explicações respeitosas sobre as razões das atitudes que preferimos.

Em vez de reclamar da indelicadeza das crianças deveríamos lembrar que as crianças se comportam tão bem quanto são tratadas e tão bem como elas nos vêem tratar uns aos outros.


Fonte: "The Natural Child Project, Jan Hunt, Psicóloga Diretora

Nota da Rô: E por falar em gentileza autêntica, acabei de me questionar, muitos dos "obrigados" que distribuímos várias vezes ao longo do dia, é mero mecanismo.
Forçar uma criança a dizer ou fazer, o que quer que seja, é desanimador.
Passe a informação, eduque, mostre a maneira adequada, mas, jamais force uma criança. Desta forma você estaria contribuindo para que sua espontaneidade - tão cativante - desaparecesse.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O amor e as crianças - união indissociável

Bom dia!

Este texto é uma questão discutida há tempos...Todas as crianças carregam consigo o AMOR?
Primeiramente a definição de CRIANÇA - ser humano no início de seu desenvolvimento.
As crianças são em essência pureza, esperteza, curiosidade, entre tantos outros adjetivos.
Elas usam a sinceridade natural das palavras, já ouvi muito - Criança não mente!
São portadores da alegria, independente de sua condição física, social ou psicológica.
Já vi crianças em situações degradantes que ao se depararem com você, vai logo abrindo um sorrisão.
Concordo, a vida e seus percalços, conseguem corromper algumas, as endurece, deixando marcas e cicatrizes profundas, mas, se são acolhidas e respeitadas, revertem a situação.
Vivemos num país, onde a desigualdade impera, a grande parte da população vive de forma desumana e suas crianças ficam a mercê desta sociedade voraz.
E mesmo assim, lá estão elas, refletindo AMOR por onde passam!

Abaixo postarei frases ditas pelas crianças sobre a definição de AMOR.
Confiram...



As crianças são sábias... vamos aprender juntos???

Respostas:

"Amor é quando alguém te magoa, e você, mesmo muito magoado, não grita, porque sabe que isso fere seus sentimentos" - Mathew, 6 anos

"Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô, desde então, pinta as unha para ela. Mesmo quando ele tem artrite" - Rebecca, 8 anos

"Eu sei que minha irmã mais velha me ama, porque ela me dá todas as suas roupas velhas e tem que sair para comprar outras" - Lauren, 4 anos

"Amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são muito amigos, mesmo conhecendo há muito tempo" - Tommy, 6 anos

"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente" - Billy, 4 anos

"Amor é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas, sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela" - Chrissy, 6 anos

"Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, ara ter certeza que está do gosto dele" - Danny, 6 anos

"Amor é o que está com a gente no natal, quando você pára de abrir os presentes e o escuta" - Bobby, 5 anos

"Se você quer aprender a amar melhor, você deve começar com um amigo que você não gosta. - Nikka 6 anos.

"Quando você fala para alguém algo ruim sobre você mesmo e sente medo que essa pessoa não venha a te amar por causa disso, aí você se surpreende, já que não só continuam te amando, como agora te amam mais ainda" - Samantha , 7 anos

"Há dois tipos de amor, o nosso amor e o amor de deus, mas o amor de deus junta os dois" - Jenny, 4 anos

"Amor é quando mamãe vê o papai suado e mal cheiroso e ainda fala que ele é mais bonito que o Robert Redford" - Chris, 8 anos

"Durante minha apresentação de piano, eu vi meu pai na platéia me acenando e sorrindo. Era a única pessoa fazendo isso e eu não sentia medo" - Cindy, 8 anos

"Não deveríamos dizer eu te amo a não ser quando realmente o sintamos. e se sentimos, então deveríamos expressá-lo muitas vezes. As pessoas esquecem de dizê-lo" - Jessica, 8 anos

"Amor é se abraçar, amor é se beijar, amor é dizer não" - Patty, 8 anos

"Amor é quando seu cachorro lambe sua cara, mesmo depois que você deixa ele sozinho o dia inteiro" - Mary Ann, 4 anos

"Deus poderia ter dito palavras mágicas para que os pregos caíssem do crucifixo, mas ele não disse isso. Isso é amor" - Max, 5 anos".


Fonte: Portal da família.org

O que é o amor?
Esta foi uma pesquisa feita por profissionais de educação e psicologia com um grupo de crianças de 4 a 8 anos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MÁRIO QUINTANA PARA CRIANÇAS

O poeta Mário Quintana é prestigiado como um dos grandes mestres da literatura brasileira (particularmente, tenho por ele um certo favoritismo).
Nasceu em 30 de julho de 1906, escreveu um pouco de tudo e de si mesmo. Seu humor sempre existente, ácido as vezes, ou com tanta doçura que enternece. Fez tudo com maestria.
Sempre se sentiu à vontade com as palavras, pelo menos, demonstrava calmaria ao escrever.
E eis que surge o "BATALHÃO DAS LETRAS" um livro destinado às crianças de forma lúdica, pois cada letra, ali apresentada, faz a imaginação correr solta.
Na minha concepção, ele fez o que todo educador deveria fazer...através da poesia, de forma divertida, ensinar-alfabetizar os pequenos. E vou confessar essa leitura não é apenas para crianças, li e viajei! Pois, Quintana conseguiu alfabetizar e encantar, de uma só vez.
Uma pequena demonstração de quanto é prazeroso o livro...









E por aí vai....eu recomendo!


Continuando, Quintana não escreveu somente para adultos e crianças,o público infanto-juvenil teve o seu "belo" filão.
Em 1.946 publica Canções, em 1.968 ele escreve "Pé de Pilão" e posteriormente, em 1.984 nos deu a honra de "O Sapato Amarelo" e "Nariz de vidro".

Alguns poesias para nosso deleite....






Canção da garoa


Em cima do telhado
Pirulin lulin lulin,
Um anjo, todo molhado,
Soluça no seu flautim.

O relógio vai bater:
As molas rangem sem fim.
O retrato na parede
Fica olhando para mim.

E chove sem saber porquê
E tudo foi sempre assim!
Parece que vou sofrer:
Pirulin lulin lulin...

Publicado no livro: Canções de 1.946







DORME RUAZINHA… É TUDO ESCURO!…

Dorme ruazinha… É tudo escuro…
E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranqüilos…
Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…
Nem guardas para acaso perseguí-los…
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos…
O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão…
Dorme, ruazinha… Não há nada…
Só os meus passos… Mas tão leves são,
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração…

Do livro: Antologia poética para a infância e a juventude, Ed. Henriqueta Lisboa, Rio de Janeiro, INL:1961.






Canção de nuvem e vento

Medo da nuvem
Medo Medo
Medo da nuvem que vai crescendo
Que vai se abrindo
Que não se sabe
O que vai saindo
Medo da nuvem Nuvem Nuvem
Medo do vento
Medo Medo
Medo do vento que vai ventando
Que vai falando
Que não se sabe
O que vai dizendo
Medo do vento Vento Vento
Medo do gesto
mudo
Medo da fala
Surda
Que vai movendo
Que vai dizendo
Que não se sabe
Que bem se sabe
Que tudo é nuvem que tudo é vento
Nuvem e vento Vento Vento!

Publicado no libro: Canções - 1.946






"A gente não sabia"

A gente ainda não sabia que a Terra era redonda.
E pensava-se que nalgum lugar, muito longe,
Deveria haver num velho poste uma tabuleta qualquer
— uma tabuleta meio torta. E onde se lia, em letras rústicas: FIM DO MUNDO.

Ah! Depois nos ensinaram que o mundo não tem fim
E não havia remédio senão irmos andando às tontas
Como formigas na casca de uma laranja.
Como era possível, como era possível, meu Deus,
Viver naquela confusão?
Foi por isso que estabelecemos uma porção de fins de mundo…

Publicado no libro: Nariz de vidro - 1984



Poderia ficar aqui, por muito tempo, postando essas maravilhas deste gaúcho, de sensibilidade não apenas marcante, mas aguçada, doce e sutil. Mas agora é com vocês...Leiam Quintana irão se surpreender, apresentem aos seus filhos, alunos, se for o caso, pois com esta leitura, estaremos mergulhados num universo encantador!

Abraços e...
Até mais!