Sou pura emoção, sei que me falta racionalidade, porém, acredito estar fazendo a coisa certa!
Afinal, até na mais autêntica razão, podemos dosar um "tantinho" de amor...Não é mesmo?!
-Rosangela Garo-






domingo, 29 de abril de 2012

Vamos brincar?

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.
Segundo PIAGET, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
É por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento dessa criança, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
Do ponto de vista da inteligência, Piaget aponta períodos de desenvolvimento, tais como: sensório motor (fase da latência), simbólico (primeira infância) e operatório concreto. O presente estudo se utilizará apenas da primeira infância (1 ano e meio ou até os 6 ou 7 anos, mais ou menos) onde, além da incorporação do período anterior, a linguagem e a representação mental começa a fazer parte da vida da criança com maior intensidade, ou seja, a criança começa a fazer e também a compreender.
É importante ressaltar que o lúdico pode proporcionar um desenvolvimento harmonioso, que o brinquedo é objeto concreto da brincadeira e envolve a afetividade, convívio social e operação mental facilitando a apreensão da realidade.

Alguns exemplos de atividades simples, mas, que muito contribuem para o desenvolvimento infantil.



Dança da Cadeira



É um tipo de brincadeira "musicada". Precisa-se de cadeiras/bancos para a
brincadeira. Por exemplo, se tiverem 10 participantes, serão necessárias nove cadeiras.
As cadeiras são postas em círculo (Com a parte de sentar voltada para fora), e os
participantes ficam girando em volta das cadeiras, ao som de uma música. Quando a
música parar, todos devem sentar rapidamente. Como há uma cadeira a menos, um
participante ficará em pé, esse é eliminado da rodada. Na rodada seguinte, uma cadeira
deve ser retirada e repete-se o mesmo processo e assim sucessivamente, até ter-se
apenas dois participantes e uma cadeira, dos dois últimos, o que sentar na cadeira vence!



Amarelinha



Desenha-se a amarelinha no chão, com 1 pedrinha vai jogando em cada casa,
tendo que pular com 1 pé só em todas as casas, menos na casa em que está a pedra.
Exemplo:
1ª etapa - O primeiro jogador, joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula
esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois
no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e volta, quando chegar no 2 pega
a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim
por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.
2ª etapa - Chutinho - Joga-se a pedra perto, antes da amarelinha. Começa a chutar sem
tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.
3ª etapa - Joga-se sem pedra com os olhos vendados, então diz: pisei? E as outras
crianças respondem não. Se pisar e disserem sim é a vez de outra.
4ª etapa - De costas, joga a pedra por trás de si, sem ver ainda onde parou. Onde a pedra
cair exclui-se marcando um x com giz. Vira e começa a pular igual à primeira etapa,
porém na casa excluída pode-se pisar com os dois pés.




Batata quente



Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e
cantando a seguinte canção:
- Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se
queimou!
Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.




Passa anel



Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos
devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve
segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos
componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas
deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o
próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando
novamente a brincadeira.




Peteca



A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso,
geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas
naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio. O jogo consiste em dois ou mais
participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador
para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida.




Pula-pula corda



Duas crianças seguram a corda nas extremidades bem perto do chão. As
outras crianças começam a saltar. À medida que saltam o nível da altura deverá
ir subindo. Será o vencedor quem conseguir pular mais alto.



Estátua



Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas.
Você vai precisar de um aparelho de som.
Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som.
Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"!
Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
Não vale fazer cócegas.
Quem se mexer ou rir espera até que sobre somente um para reiniciar a brincadeira.



Divirtam-se...
Abraços.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Tem emprego aí?


Tem emprego aí?

Sabe aquela vontade de produzir, criar coisas novas, fazer parte do desenvolvimento da sociedade, arregaçar as mangas, literalmente, assim estou!
Tenho me esforçado bastante para conseguir uma colocação, neste tão concorrido, mercado de trabalho...
Muitas ofertas, não posso negar, mas nenhuma que tenha conciliado com minhas aspirações.
Me pergunto diariamente, quais são minhas vontades, meu desejo mais profundo, ao ter escolhido essa área de atuação?
Sei que tenho muito para mostrar, mas, se não tiver uma oportunidade, não vai ser possível!
Sei da imensidão de pessoas que hoje, procuram por um trabalho, e sei também das dificuldades que são enfrentadas ao longo de nossa jornada profissional, hoje vejo muitas pessoas atuando em áreas que não foram as escolhidas, e se deparam com uma insatisfação gigante.
Não quero isso pra mim...
Talvez esteja sendo precipitada, minha hora vai chegar, meu trabalho tão desejado está a minha espera em alguma Instituição...mas a espera é...frustrante!
Quando optei em voltar a estudar, me qualificar para uma nova profissão, sabia das dificuldades que enfrentaria, fui muito desencorajada por diversas pessoas do meu convívio, mas nem isso foi suficiente para desistir.
Pois além de adorar a área da Educação, sentia a necessidade de desenvolver um trabalho direcionado às crianças.
E por essas e outras, estou aqui, alimentando desejos e aspirações.
Não vou desanimar não, sei que as dificuldades estão só começando, mas sei também que tenho muita determinação para ir atrás do que acredito!

E só para reforçar...Tem trabalho aí?