Sou pura emoção, sei que me falta racionalidade, porém, acredito estar fazendo a coisa certa!
Afinal, até na mais autêntica razão, podemos dosar um "tantinho" de amor...Não é mesmo?!
-Rosangela Garo-






sábado, 3 de abril de 2010

Paralisia cerebral e inclusão escolar

Hoje quero falar um pouco sobre Paralisia Cerebral - conjunto de lesões permanentes no cérebro que ocorrem no período pré-natal, peri-natal ou pós natal, ou seja, antes, durante ou após o nascimento. Pode ocorrer também alterações mentais, visuais, auditivas, de linguagem e/ou comportamento com movimentos ativos intermitentes. As lesões cerebrais variam conforme a área afetada, o tempo de lesão e intensidade da mesma, porém neste tipo de encefalopatia a lesão não é progressiva.


O contato que estou tendo diariamente, além de me enriquecer, me faz pensar em quem ganha mais com a inclusão escolar dessas crianças, que admito, tem suas limitações, porém o que elas nos ensinam, não aprenderíamos em lugar nenhum.
Claro que vou me limitar a não expor ninguém, mas quero deixar registrado que para mim está sendo uma experiência incrível.
Uma troca constante, e eu percebo que o saldo é bastante positivo para os dois lados.
Quando iniciei, tinha muitas dúvidas, até mesmo porque, não conhecia a patologia e o "novo" me deixava receosa em relação a tudo.
Hoje vejo o quanto fui feliz em aceitar, é um mundo diferente, nele temos demonstrações de gratidão, afeto e admiração que nos ajudam a crescer como pessoa e profissionalmente.
Me sinto mais preparada para lidar com as diferenças e entendê-las.
Me sinto mais humanizada.
Me sinto mais gente.

E quero aqui deixar um apelo a todos que algum dia pensaram que não seria possível a interação dessas crianças. Pode...pode sim e garanto a vocês que fácil não é, mas a gratificação é enorme!!!!

Um grande abraço e até mais.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário