Sou pura emoção, sei que me falta racionalidade, porém, acredito estar fazendo a coisa certa!
Afinal, até na mais autêntica razão, podemos dosar um "tantinho" de amor...Não é mesmo?!
-Rosangela Garo-






domingo, 29 de abril de 2012

Vamos brincar?

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.
Segundo PIAGET, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
É por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento dessa criança, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
Do ponto de vista da inteligência, Piaget aponta períodos de desenvolvimento, tais como: sensório motor (fase da latência), simbólico (primeira infância) e operatório concreto. O presente estudo se utilizará apenas da primeira infância (1 ano e meio ou até os 6 ou 7 anos, mais ou menos) onde, além da incorporação do período anterior, a linguagem e a representação mental começa a fazer parte da vida da criança com maior intensidade, ou seja, a criança começa a fazer e também a compreender.
É importante ressaltar que o lúdico pode proporcionar um desenvolvimento harmonioso, que o brinquedo é objeto concreto da brincadeira e envolve a afetividade, convívio social e operação mental facilitando a apreensão da realidade.

Alguns exemplos de atividades simples, mas, que muito contribuem para o desenvolvimento infantil.



Dança da Cadeira



É um tipo de brincadeira "musicada". Precisa-se de cadeiras/bancos para a
brincadeira. Por exemplo, se tiverem 10 participantes, serão necessárias nove cadeiras.
As cadeiras são postas em círculo (Com a parte de sentar voltada para fora), e os
participantes ficam girando em volta das cadeiras, ao som de uma música. Quando a
música parar, todos devem sentar rapidamente. Como há uma cadeira a menos, um
participante ficará em pé, esse é eliminado da rodada. Na rodada seguinte, uma cadeira
deve ser retirada e repete-se o mesmo processo e assim sucessivamente, até ter-se
apenas dois participantes e uma cadeira, dos dois últimos, o que sentar na cadeira vence!



Amarelinha



Desenha-se a amarelinha no chão, com 1 pedrinha vai jogando em cada casa,
tendo que pular com 1 pé só em todas as casas, menos na casa em que está a pedra.
Exemplo:
1ª etapa - O primeiro jogador, joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula
esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois
no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e volta, quando chegar no 2 pega
a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim
por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.
2ª etapa - Chutinho - Joga-se a pedra perto, antes da amarelinha. Começa a chutar sem
tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.
3ª etapa - Joga-se sem pedra com os olhos vendados, então diz: pisei? E as outras
crianças respondem não. Se pisar e disserem sim é a vez de outra.
4ª etapa - De costas, joga a pedra por trás de si, sem ver ainda onde parou. Onde a pedra
cair exclui-se marcando um x com giz. Vira e começa a pular igual à primeira etapa,
porém na casa excluída pode-se pisar com os dois pés.




Batata quente



Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e
cantando a seguinte canção:
- Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se
queimou!
Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.




Passa anel



Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos
devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve
segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos
componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas
deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o
próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando
novamente a brincadeira.




Peteca



A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso,
geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas
naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio. O jogo consiste em dois ou mais
participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador
para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida.




Pula-pula corda



Duas crianças seguram a corda nas extremidades bem perto do chão. As
outras crianças começam a saltar. À medida que saltam o nível da altura deverá
ir subindo. Será o vencedor quem conseguir pular mais alto.



Estátua



Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas.
Você vai precisar de um aparelho de som.
Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som.
Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"!
Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
Não vale fazer cócegas.
Quem se mexer ou rir espera até que sobre somente um para reiniciar a brincadeira.



Divirtam-se...
Abraços.



Um comentário:

  1. muito boa a postagem até deu saudade da infância , fico com pena hoje na era do computador que muitas crianças como vejo no meu bairro não sabem mais o que é brincar na rua

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